sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Relação entre sono e memória

O sono tem um papel importante no armazenamento de informações. É quando dormimos que o cérebro recorda acontecimentos e estabelece ligações.
Um teste realizado nos EUA e publicado pela revista Psichological Science em 2008 comprova a existência de uma estreita relação entre o sono e a memória.

Teste de Memória:
  • O teste foi feito com estudantes universitários divididos em três grupos.
  • Os pesquisadores mostraram a todos os participantes imagens com objectos neutros em cenários neutros (um carro estacionado numa rua, por exemplo) e imagens com objectos com aparência negativa em cenários comuns (um carro depois de um acidente numa rua parecida).
  • O 1º grupo realizou o teste depois de 12 horas acordados durante o dia.
  • O 2º grupo realizou o mesmo teste depois de 12 horas nocturnas que incluíam o período normal de sono.
  • O 3º grupo fez o teste apenas 30 minutos depois de ver as imagens.

Resultados:
  • A maioria dos estudantes do 1º grupo não se lembrou da aparência negativa das imagens e verificou-se um grande esquecimento dos objectos neutros.
  • A maioria dos estudantes do 2º grupo lembraram-se dos objectos negativos com a mesma precisão que os estudantes do 3º grupo, apesar da diferença de tempos; no entanto reteram poucos detalhes sobre os objectos neutros.

Conclusão:
Este estudo demonstrou que o cérebro durante o sono realiza um processo selectivo e armazena apenas as memórias que considera mais salientes e emocionais.


Paulo

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mitos e curiosidades

Mito 1: O sono é um momento em que o corpo e o cérebro "fecham" para repouso e relaxamento.
Não há provas... Muito pelo contrário, os principais órgãos, incluindo o cérebro, aproveitam esse estado para desenvolver as suas funções.


Mito 2: Dormir mais ao fim-de-semana compensa a carência do sono durante a semana.
Pode ajudar a recuperar o débito de sono semanal, mas não vai melhorar a performance na semana seguinte. Além disso, dormir até mais tarde ao domingo causa mais dificuldade em deitares-te no domingo à noite e em acordar na manhã de segunda-feira, começando mal a semana.


Mito 3: Beber uma bebida alcoólica antes de dormir ajuda a ter uma boa noite de sono.
O álcool apesar de ser um bom indutor do sono, suprime a importante fase REM e pode causar a apneia. O sono é incompleto e de má qualidade.


Sabias que comer antes de dormir faz mal?
A digestão não deixa o organismo reduzir o metabolismo. Esta é uma das condições necessárias para a pessoa ter um sono profundo.


Sabias que pessoas portadoras de deficiência visual também sonham?
As imagens que aparecem nos sonhos dependem de quando surgiu a deficiência, se ao nascimento ou mais tarde. Os invisuais de nascença sonham apenas através de sensações, sons e cheiros.


Sabias que às vezes, um determinado barulho que escutamos, quando estamos a dormir, passa a fazer parte do nosso sonho?
Inserir um ruído externo dentro de um sonho é um mecanismo utilizado pelo inconsciente para evitar que a pessoa acorde.


Ana

sábado, 6 de novembro de 2010

Os perigos que a falta de Sono traz para o organismo



Encontrei este vídeo no youtube e decidi postar aqui como prova de que o sono realmente contribui para o bem estar do organismo e que a sua falta pode provocar bastantes danos.

Liliana

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Apresentação do Projecto


Somos alunos do C.E.F. e queremos divulgar o nosso tema de Projecto, "A Importância do Sono".


O processo de selecção do tema não apresentou grande dificuldade para o nosso grupo. Nenhum de nós queria fazer um trabalho sobre algo muito elaborado ou estranho; queríamos trabalhar em algo banal e que nos ocupasse o ano lectivo.
Numa primeira fase imaginámos todas as potencialidades que o tema continha. Além disso, achamos que este tema tem a capacidade de espantar quem quer que veja o nosso produto final, uma vez que é um tema original e capta a atenção do público ao longo do desenvolvimento do projecto.


Decidimos organizar o trabalho do seguinte modo: