O sono é indispensável à nossa vida, cerca de um terço desta é passada a dormir. No entanto dormir bem, não é apenas necessário para a pessoa se conseguir manter acordada ao longo do dia seguinte, mas também se manter saudável, melhorar a sua qualidade de vida e até mesmo a sua longevidade.
O nosso desempenho físico e mental está directamente relacionado com uma boa noite de sono. Uma vez que é durante o sono que a pessoa recupera energias necessárias para realizar todas as actividades que vai desenvolver ao longo do dia seguinte.
Quanto à actividade cerebral o sono tem de facto um nível de importância igualmente elevado, visto que é durante o sono que se produzem hormonas importantes ao nosso organismo como as que vamos abordar ao longo do trabalho.
Contudo certos factores sociais vão desregulando o nosso relógio biológico, começando por vezes a desenvolver doenças ligadas ao sono como as insónias, apneia do sono entre outras que serão igualmente abordadas ao longo deste trabalho.
Devemos por isso tentar minimizar ao máximo esses problemas e dar importância ao sono, porque de facto ele tem uma importância elevadíssima que muitas pessoas infelizmente ainda desconhecem. Liliana