O sono tem um papel importante no armazenamento de informações. É quando dormimos que o cérebro recorda acontecimentos e estabelece ligações.
Um teste realizado nos EUA e publicado pela revista Psichological Science em 2008 comprova a existência de uma estreita relação entre o sono e a memória.
Teste de Memória:
- O teste foi feito com estudantes universitários divididos em três grupos.
- Os pesquisadores mostraram a todos os participantes imagens com objectos neutros em cenários neutros (um carro estacionado numa rua, por exemplo) e imagens com objectos com aparência negativa em cenários comuns (um carro depois de um acidente numa rua parecida).
- O 1º grupo realizou o teste depois de 12 horas acordados durante o dia.
- O 2º grupo realizou o mesmo teste depois de 12 horas nocturnas que incluíam o período normal de sono.
- O 3º grupo fez o teste apenas 30 minutos depois de ver as imagens.
Resultados:
- A maioria dos estudantes do 1º grupo não se lembrou da aparência negativa das imagens e verificou-se um grande esquecimento dos objectos neutros.
- A maioria dos estudantes do 2º grupo lembraram-se dos objectos negativos com a mesma precisão que os estudantes do 3º grupo, apesar da diferença de tempos; no entanto reteram poucos detalhes sobre os objectos neutros.
Conclusão:
Este estudo demonstrou que o cérebro durante o sono realiza um processo selectivo e armazena apenas as memórias que considera mais salientes e emocionais.Paulo