sábado, 19 de março de 2011
sábado, 12 de março de 2011
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Porque Dormimos?
O sono é indispensável à nossa vida, cerca de um terço desta é passada a dormir. No entanto dormir bem, não é apenas necessário para a pessoa se conseguir manter acordada ao longo do dia seguinte, mas também se manter saudável, melhorar a sua qualidade de vida e até mesmo a sua longevidade.
O nosso desempenho físico e mental está directamente relacionado com uma boa noite de sono. Uma vez que é durante o sono que a pessoa recupera energias necessárias para realizar todas as actividades que vai desenvolver ao longo do dia seguinte.
Quanto à actividade cerebral o sono tem de facto um nível de importância igualmente elevado, visto que é durante o sono que se produzem hormonas importantes ao nosso organismo como as que vamos abordar ao longo do trabalho.
Contudo certos factores sociais vão desregulando o nosso relógio biológico, começando por vezes a desenvolver doenças ligadas ao sono como as insónias, apneia do sono entre outras que serão igualmente abordadas ao longo deste trabalho.
Devemos por isso tentar minimizar ao máximo esses problemas e dar importância ao sono, porque de facto ele tem uma importância elevadíssima que muitas pessoas infelizmente ainda desconhecem. Liliana
sábado, 15 de janeiro de 2011
A produção de melatonina A imagem a baixo mostra também a ponte, localizada no tronco cerebral, de onde partem os estímulos para o tálamo, que nos fazem perder a consciência, dormir, e controlam os nossos movimentos durante o sono.
A melatonina é uma neuro-hormona produzida pela glândula pineal, desde o momento em que fechamos os olhos e cuja principal função é regular o sono. Na presença de luz é enviada uma mensagem neuro-endócrina bloqueando a sua formação,portanto, a secreção da melatonina é quase exclusivamente determinada por estruturas fotossensíveis, principalmente à noite. Actua nos vários sistemas do organismo, preparando e induzindo o sono.
Rafael
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
O nosso Relógio Biólogico

Por exemplo, actualmente existem várias pessoas que cada vez mais se deparam com mudanças do fuso horário, várias vezes por ano devido, na maioria dos casos a viagens de trabalho. Essas pessoas normalmente apresentam alguns sintomas como os seguintes:
- Sonolência diurna;
- Irritabilidade;
- Desmaios;
- Falta de concentração.
Quando isto acontece com muita frequência, podem surgir várias doenças como, depressão nervosa, hipertenção e disturbios do sono como as insónias.
Devemos por isso tentar minimizar ao máximo esses riscos e dar importância ao sono, porque de facto ele tem uma importância elevadíssima que muitas pessoas infelizmente ainda desconhecem.
Liliana
Subscrever:
Mensagens (Atom)